top of page

Faça você mesmo: Papel Semente

Atualizado: 9 de abr.

Papel reciclado que vira planta!

Aprenda a fazer papel reciclado com sementes, rústico, aromático, artesanal, 100% biodegradável, plantável e ótimo para dar de presente.


O papel reciclado pode ser a matéria prima para a criação de vários objetos, e tem a vantagem de poder ser feito em casa, com aqueles papéis que você não usa mais!

Todos os dias são utilizados quilos e mais quilos de papel para a produção de materiais diversos, como revistas, jornais, panfletos, correspondências e muito mais. Após utilizados, esses impressos acabam sem utilidade, e na maioria das vezes são descartados no lixo comum, nem chegam à coleta seletiva.


Então bora reciclar e honrar os ciclos da natureza galera!


Materiais Necessários:


Papéis variados preferencialmente usados, picados em pequenos pedaços (papel sulfite, papelão, papel pardo, folhas de caderno, papel higiênico sem uso, panfletos, saco de pão, jornais, revistas, cartolina entre outros) Água da torneira 1 balde 1 bacia grande 1 pote pequeno Liquidificador Tela (a medida da minha é de uma folha A3), tela de serigrafia ou peneira fina grande Tecido de TNT do tamanho da tela Ervas e sementes Panos


Passo a Passo para fazer papel reciclado com sementes:

1. Recorte os papéis usados em pequenos pedaços e coloque tudo em um recipiente, cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 24 horas para as fibras dos papéis se soltarem.

2. Depois de 24hrs, o papel estará desmanchando. Bata o papel molhado em um liquidificador aos poucos para não sobrecarregar o liquidificador ou dissolva tudo com as mãos. A intenção é que essa mistura vire uma pasta.

3. Coloque essa pasta em uma bacia grande e encha de água

4. Preencha um pequeno pote com esse líquido e espalhe uma fina camada em sua tela. Repita esse processo até completar a tela inteira.

5. Salpique as sementes e ervas pela tela inteira.

6. Coloque o tecido de TNT por cima de toda a tela, pressionando levemente o TNT sobre a tela para ajeitar a pasta de papel.

7. Vire a tela sobre o TNT em uma superfície plana, passe um pano na tela virada, para tirar apenas o excesso de água. Vá retirando a tela dando leves palmadinhas na tela para o papel permanecer no TNT.

8. Depois de retirada a tela, deixar secando no sol ou em local arejado. Depois de seco, está pronto para usar!

Obs.: Você pode conferir o passo a passo de como produzir o papel artesanal em vídeo no instagram: https://www.instagram.com/p/CKcF1c3HBav/


Passo a passo de como plantar o papel semente:

1. Pique o papel, tomando o cuidado para não afetar as sementes. 2. Molhe com água limpa, de preferência isenta de cloro. 3. Plante os pedaços em um vaso ou jardim, utilizando terra fértil, cobrindo o papel com uma fina camada de terra. 4. Regue diariamente. Em cerca de 20 dias a natureza vai começar a mostrar seu agradecimento 🙂 Esse número de dias pode variar em função das condições climáticas e do tipo de solo. É indicado plantar o papel semente em até 1 ano para garantir uma ótima germinação das plantas.

Estou a disposição para sanar qualquer dúvida!

Quem compra os cosméticos da Terra Céu Azul ganha cartões exclusivos de papel semente feitos com o restos das etiquetas de papel que já foi reciclado, com sementes de manjericão, vinagreira, margarida, alecrim, morango, bucha do norte, calêndula, erva-doce, camomila, amor perfeito, agrião, coentro e a lista continua… se surpreenda!!

Que possamos honrar cada ciclo! Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

“Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”. Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794)

Agradeço ao querido Ea Damaia (@eadamaia), que me ajudou na gravação do vídeo!


Gostaram do conteúdo? Vamos interagir ♡

Esse conteúdo foi preparado com muito carinho por esse planeta, espero que esse conhecimento chegue ao máximo de pessoas possível e para além disso que ajude a construir uma vida em sociedade mais sustentável! Você pode ajudar engajando esse conteúdo: compartilhe nos stories, comente, envie para seus amigues… Gratidão!!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page